Administração, Finanças e Recursos Humanos

O Departamento de Administração, Finanças e Recursos Humanos (DAFRH) é a estrutura administrativa que responde pelos aspectos administrativos, financeiros e gestão de Recursos Humanos da instituição.

O Departamento de Administração, Finanças e Recursos Humanos (DAFRH) é a estrutura administrativa que responde pelos aspectos administrativos, financeiros e gestão de Recursos Humanos da instituição.

O mesmo, estrutura-se em três Repartições:

  • Repartição de Administração;
  • Repartição de Finanças e
  • Repartição de Recursos Humanos.

 

EQUIPA

O DAFRH conta com o apoio de 32 profissionais de diversas categorias e 1 Assessora Financeira para realização das suas actividades, dos quais 28 estão colocados na CMAM sede, 3 no AC-Zimpeto, 1 no Armazém de trânsito da Machava. Destes Técnicos, 19 apoiam a área administrativa, 10 a área Financeira e 3 a área de Recursos Humanos.

 

MISSÃO

Administrar o pessoal de acordo com as competências institucionais para que possam desenvolver as suas funções com bom desempenho e motivação, providenciando todos os bens e serviços necessários para o normal funcionamento da instituição e administrando os recursos financeiros disponíveis para a prossecução dos objectivos da CMAM.

 

VISÃO

Melhorar as capacidades profissionais, gerir e motivar, todo o pessoal envolvido de toda a cadeia de logística, assim como permitir constante e contínuo desenvolvimento das capacidades ao longo da carreira dentro da instituição, disponibilizar com eficiência e atempadamente todos os bens e serviços, usando os recursos financeiros, com respeito pelas regras vigentes, assegurando e contribuindo para o alcance dos objectivos da CMAM.

 

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS

O Departamento de Administração, Finanças e Recursos Humanos, responde pelas seguintes funções:

  1. Elaborar o orçamento anual para todas as fontes de financiamento e para aquisição de medicamentos e gastos de funcionamento, segundo os calendários;
  2. Apoiar a elaboração dos Planos de Tesouraria, segundo as normas vigentes.
  3. Fazer a revisão e verificação da conformidade dos processos de contas e dos relatórios financeiros periódicos dos fundos sob gestão da CMAM;
  4. Fazer o acompanhamento sistemático das actividades desenvolvidas pela Repartição de Finanças, de modo a verificar a conformidade dos processos e procedimentos adoptados com as normas vigentes e a legislação aplicável para a gestão dos fundos do erário público;
  5. Coordenar a preparação das auditorias, inspecções e avaliações, bem como das respectivas pastas e outros documentos pertinentes. Apoiar a disponibilização de dados e informações solicitadas pelos auditores. Submeter à aprovação da direcção da CMAM a resposta aos relatórios preliminares;
  6. Fazer o controlo e a avaliação do cumprimento das recomendações das auditorias, inspecções e avaliações;
  7. Realizar visitas de supervisão e assegurar que as normas e procedimentos em vigor são observados e que o pessoal das delegações está devidamente capacitado e treinado para o seu cumprimento.
  8. Realizar o inventário do património da CMAM e assegurar as actualizações e registos permanentes de acordo com a legislação vigente;
  9. Garantir (a) gestão de expediente e arquivo nos termos do SINAE;
  10. Garantir a limpeza e manutenção dos edifícios, do parque automóvel e Armazéns da CMAM.
  11. Preparar os expedientes para os pagamentos de despesas correntes da CMAM e Armazéns;
  12. Administrar os contratos de serviços terciarizados;
  13. Garantir o fornecimento de material e consumíveis de escritório;
  14. Organizar eventos em coordenação com outros Departamentos;
  15. Definir as normas, coordenar e organizar o transporte da CMAM;
  16. Planificar e coordenar formação em trabalho, elaborando e mantendo um plano de formação priorizado e orçamentado;
  17. Velar pela gestão administrativa do pessoal, com obediência aos termos da legislação aplicável;
  18. Gerir os procedimentos de avaliação do pessoal de CMAM, inclusive pelo SIGEDAP;
  19. Assegurar que todos os postos em CMAM tem claras descrições do posto/trabalho, com objectivos de trabalho claros.
Departamento:
Administração, Finanças e Recursos Humanos