A Central de Medicamentos e Artigos Médicos é uma instituição de Logística Farmacêutica fundada aos 6 de Setembro de 1975 pelo Decreto Presidencial n˚13/75, de 6 de Setembro.
Há mais de 45 anos que temos a missão exclusiva de planificação, aquisição, armazenagem, conservação e distribuição de medicamentos, artigos médicos e outros produtos essênciais de saúde ao Serviço Nacional de Saúde em todo território nacional.
Transparência, comentimento e profissionalismo; ética e deontologia profissional, integridade e responsabilidade – são valores-chave que guiam o funcionamento da nossa instituição.
A nossa visão é garantir um abastecimento regular e continuado de medicamentos e produtos de saúde vitais e essências para os utilizadores das unidades sanitárias do Sistema Nacional de Saúde.
Contamos actualmente com um total de 4 Armazéns Centrais (Armazém Central de Zimpeto, Armazém Central da Machava; Armazém Central Beira e Armazém Central de Nampula e 6 Intermediários (Armazém Intermediário de Vilankulo; Armazém Intermediário de Manica, Armazém Intermediário de Mocuba, Armazém Intermediário de Mopeia, Armazém Intermediário de Ile e Armazém Intermediário de Quelimene).
Temos uma vasta e empenhada equipa composta por 211 colaboradores que com profissionalismo, dedicação e responsabilidade dão o seu melhor “por uma logística farmacêutica de qualidade”, em diversos sectorees de trabalho, tais como: Departamento de Distribuição, Procura, Monitoria e Avaliação, Controlo Interno, Finanças; Adminstração e Recursos Humanos, Planificação, Tecnologias de Informação e Comunicação e a Repartição de Estudos e Projectos.
No âmbito do processo de aquisição de medicamentos, desencadeamos, anulamente, cerca de 20 processos para produtos de saúde, que compreendem 2500 itens.
O abastecimento da cadeia é igualmente feito através de doações em espécie, sendo a instituição responsável pelo desembaraço aduaneiro.
A Cadeia de Abastecimento funciona da seguinte maneira: O Departamento de Distribuição aprova as requisições dos Clientes Directos da CMAM (Depósitos Provinciais de Medicamentos, Hospitais Centrais e Armazéns Intermediários), emitindo depois as Ordens de Fornecimento para os Armazéns Centrais/Regionais. Estes enviam os medicamentos e produtos afins aos Depósitos Provinciais de Medicamentos, Armazéns Intermediários e Hospitais Centrais, que têm a responsabilidade de abastecer os seus próprios clientes (Depósitos Distritais de Medicamentos e Hospitais Provincias, Gerais, Distritais e Rurais).
Entretanto, com a Implementação plena do Plano Estratégico de Logística Farmacêutica (PELF), este figurino será alterado. As Unidades Sanitárias serão abastecidas directamente pelos Armazéns Intermediários, como acontece com a Zona Norte da Província de Inhambane; Manica, com a instalação do Armazém Intermediário de Chimoio, e na Zambézia com a entrada em funcionamento dos Armazéns Intermediários de Mocuba, Ile e Mopeia.
Constituem desafios da nossa instituição os seguintes:
– Mobilização de Recursos para a Implementação do PELF, com enfoque nos Armazéns Intermediários;
– Melhoria do processo de Quantifição e Planificação de Medicamentos e produtos afins em todos os níveis da Cadeia de Abastecimento de Medicamentos ( Central, Provincial, Distrital e Unidades Sanitárias);
– Redução de produtos acumulados e expirados em toda a Cadeia de Abastecimento de Medicamentos;
– Eliminação do roubo e desvio de Medicamentos e produtos afins em toda a Cadeia de Abastecimento;
– Melhoria do transporte de Medicamentos e produtos afins até à última milha, que é a Unidade Sanitária.
Central de Medicamentos e Artigos Médicos
Por uma logística de qualidade!