Sobre Nós

Sobre Nós46 anos rumo ao comando único

A Central de Medicamentos e Artigos Médicos é uma instituição de Logística Farmacêutica fundada aos 6 de Setembro de 1975 pelo Decreto Presidencial n˚13/75, de 6 de Setembro.

Há mais de 45 anos que temos a missão exclusiva de planificação,  aquisição, armazenagem, conservação e distribuição de medicamentos, artigos médicos e outros produtos essênciais de saúde ao Serviço Nacional de Saúde em todo território nacional.

Transparência, comentimento e profissionalismo; ética e deontologia profissional, integridade e responsabilidade – são valores-chave que guiam o funcionamento da nossa instituição.

A nossa visão é garantir um abastecimento regular e continuado de medicamentos e produtos de saúde vitais e essências para os utilizadores das unidades sanitárias do Sistema Nacional de Saúde.

Contamos actualmente com um total de 4 Armazéns Centrais (Armazém Central de Zimpeto, Armazém Central da Machava; Armazém Central Beira e Armazém Central de Nampula e 6 Intermediários (Armazém Intermediário de Vilankulo; Armazém Intermediário de Manica, Armazém Intermediário de Mocuba, Armazém Intermediário de Mopeia, Armazém Intermediário de  Ile e Armazém Intermediário de Quelimene).

Temos uma vasta e empenhada equipa composta por 211 colaboradores que com profissionalismo, dedicação e responsabilidade dão o seu melhor “por uma logística farmacêutica de qualidade”, em diversos sectorees de trabalho, tais como: Departamento de Distribuição, Procura, Monitoria e Avaliação, Controlo Interno, Finanças; Adminstração e Recursos Humanos, Planificação, Tecnologias de Informação e Comunicação e a Repartição de Estudos e Projectos.

 No âmbito do processo de aquisição de medicamentos, desencadeamos, anulamente, cerca de 20 processos para produtos de saúde, que compreendem 2500 itens.

O abastecimento da cadeia é igualmente feito através de doações em espécie, sendo  a instituição responsável pelo desembaraço aduaneiro.

A Cadeia de Abastecimento funciona da seguinte maneira: O Departamento de Distribuição aprova as requisições dos Clientes Directos da CMAM (Depósitos Provinciais de Medicamentos,  Hospitais Centrais e Armazéns Intermediários),  emitindo depois as Ordens de Fornecimento para os Armazéns Centrais/Regionais. Estes enviam os medicamentos e produtos afins aos Depósitos Provinciais de Medicamentos, Armazéns Intermediários e Hospitais Centrais, que têm a responsabilidade de abastecer os seus próprios clientes (Depósitos Distritais de Medicamentos e  Hospitais Provincias, Gerais, Distritais e Rurais).

Entretanto, com a Implementação plena do Plano Estratégico de Logística Farmacêutica (PELF), este figurino será alterado. As Unidades Sanitárias serão abastecidas directamente pelos Armazéns Intermediários, como acontece com a Zona Norte da Província de Inhambane; Manica, com a instalação do Armazém Intermediário de Chimoio, e na Zambézia com a entrada em funcionamento dos Armazéns Intermediários de Mocuba, Ile e Mopeia.

Constituem desafios da nossa instituição os seguintes:

– Mobilização de Recursos para a Implementação do PELF, com enfoque nos Armazéns Intermediários;

– Melhoria do processo de Quantifição e Planificação de Medicamentos e produtos afins em todos os níveis da Cadeia de Abastecimento de Medicamentos ( Central, Provincial, Distrital e Unidades Sanitárias);

– Redução de produtos acumulados e expirados em toda a Cadeia de Abastecimento de Medicamentos;

– Eliminação do roubo e desvio de Medicamentos e produtos afins em toda a Cadeia de Abastecimento;

– Melhoria do transporte de Medicamentos e produtos afins até à última milha, que é a Unidade Sanitária.

Central de Medicamentos e Artigos Médicos

Por uma logística de qualidade!

CONTACTE-NOS

    TESTEMUNHOSO QUE DIZEM OS NOSSOS UTENTES

    Quando se pode contar com a total colaboração e disponibilidade do nosso fornecedor, para fazer frente às dificuldades do dia a dia, como é o caso da CMAM, realmente tudo é mais tranquilo, beneficiando a nossa atividade das vantagens de ter constantemente garantidas as soluções necessárias. É esta cooperação que sustenta uma relação de parceria cordial, há já vários anos, e que funciona com simplicidade e com a devida eficácia
    Anastácia Vasconcelos
    MEDIFARMA
    "Aproveite as estruturas ágeis para fornecer uma sinopse robusta para visões gerais de alto nível. Abordagens iteractivas para estratégia corporativa estimulam o pensamento colaborativo para promover a proposição de valor geral de crescer organicamente.
    Anna Simpson
    MEDICMETRIKA
    "A qualidade dos seus relatórios e seus resultados facilitaram a identificação de problemas potenciais. O trabalho da CMAM foi bem documentado, o melhor que já vi em uma instituição de logística do estado.
    Yiva Dalby
    GOGENIC