Repartição de Estudos e Projectos

Esta repartição, tem a missão de Monitorar a implementação dos programas e acordos nacionais e internacionais, que são resultado dos Planos Estratégicos do sector de saúde, e directamente ligados a cadeia logística de distribuição de medicamentos e artigos médicos.

A Repartição de Estudos e Projectos é uma Repartição Central e autônoma, isto é, não se subordina a nenhum Departamento e responde directamente a Direcção da CMAM.

Esta Repartição tem a missão de Monitorar a implementação dos programas e acordos nacionais e internacionais, que são resultado dos Planos Estratégicos do sector de saúde, e directamente ligados a cadeia logística de distribuição de medicamentos e artigos médicos.

São atribuições da repartição, fazer o acompanhamento da implementação dos projectos em curso na CMAM e apoiar no processo de prestação de contas aos parceiros de cooperação nas suas diversas áreas de actuação tais como (Desenvolvimento da capacidade institucional/RH; Infraestruturas, aquisições de equipamentos, entre outros).

EQUIPA

A REP possui uma equipa pequena mas multidisciplinar capacitada para responder de forma objectiva aos desafios colocados ao sector.

Dentro das várias actividades realizadas pela Repartição pode-se destacar:

  • PARTICIPAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO DE ACORDOS E PROJECTOS DE COOPERAÇÃO COM PARCEIROS

A REP é a entidade responsável pela coordenação para a elaboração de propostas e pedidos de financiamento aos parceiros, participando activamente em todas negociações de acordos e projectos de cooperação com diferentes entidades que operam na área logística.

  • ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDOS REALIZADOS NA CADEIA DE ABASTECIMENTO

A REP, faz o acompanhamento dos estudos realizados na cadeia de abastecimento visando garantir uma base de dados para apoiar a Direcção na tomada de decisão de forma estratégica.

  • MONITORIA E ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJECTOS EM CURSO NA CADEIA DE ABASTECIMENTO

A cadeia de abastecimento implementa de forma dinâmica vários projectos em simultâneo, desde projectos de infraestrutura na área de (construção e reabilitação de armazéns), financiamento para aquisição de equipamento para manuseio de carga (empilhadoras e portapaletes), mapeamento de rotas para melhoria da eficiência na distribuição de produtos de saúde, bem como aquisição de meios circulantes para transporte de medicamentos e artigos médicos. Em grande medida estes processos estão inscritos em forma de contrato entre a CMAM e entidades não governamentais. De modo a garantir o cumprimento na execução dos contratos e execução dos fundos no período acordado, a REP faz a monitoria e acompanhamento de todo processo.

  • REALIZAÇÃO DE VISITAS DE SUPERVISÃO PARA ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS EM CURSO NAS PROVÍNCIAS E DISTRITOS

A CMAM tem como objectivo administrar, coordenar e executar a aquisição, importação, armazenagem, conservação e distribuição de medicamentos e artigos médicos necessários ao sector público de saúde, com enfoque para doenças como Malária, HIV-SIDA e Tuberculose, bem como para a saúde da mulher e criança. Alguns dos programas implementados na cadeia de abastecimento carecem de uma supervisão ao nível dos distritos, para estes casos o sector faz visitas de supervisão para verificar o nível de execução e cumprimento dos acordos nestes locais.

  • PRESTAR CONTAS AOS PARCEIROS E ELABORAR RELATÓRIOS PERIÓDICOS SOBRE OS PROJECTOS EM CURSO

A CMAM tem acordos pré-definidos com parceiros de cooperação para implementação das actividades planificadas. Os fundos disponibilizados à CMAM tem um horizonte temporal para a sua utilização e, são passíveis de serem retirados em caso de baixa execução. Assim sendo, a CMAM reúne periodicamente com os principais parceiros de cooperação para avaliação do grau de execução e prestação de contas das actividades em curso.

Departamento:
Estudos e Projectos